quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Um Stakeholder chamado Sindicato


Cultivar um relacionamento de proximidade com os Stakeholders é um dado adquirido e um modus operandi que deve ser prática corrente em todas as Organizações.

Estabelecer um relacionamento privilegiado com os Sindicatos laborais é, portanto, essencial. Seja através de reuniões periódicas, por forma a conhecer, monitorizar e tomar imediatas ações corretivas e preventivas, ter sempre um canal aberto à comunicação, são formas de estabelecer parâmetros para um relacionamento saudável, com base na confiança mútua e de trabalho em equipa.

A maioria dos conflitos nasce na falta de transparência e, principalmente, na falta de comunicação entre as partes. Ser o mais claro e objetivo nas dificuldades da Organização, sem obviamente quebrar o sigilo de informação comercial e estratégico da mesma, assente na honestidade e ética, estar atento às necessidades dos colaboradores, demonstrar real preocupação, tomar medidas para o seu bem-estar e consultaá-los antes de decisões que vão afetar a todos, só desta forma se poderão evitar as situações de paralização.

Mas mesmo que ocorram situações de greve, o diálogo e o envolvimento da Gestão de Topo, nunca deverá faltar. São estes que tomam a decisão final, e criar uma relação de portas abertas onde alguém, representante da Administração esteja encarregue de estabelecer essa ponte, é fundamental.

Em resumo estabelecer esse tipo de relacionamento vai facilitar a vida de todos, sem dar azo a boatos e rumores, com uma comunicação ascendente e descendente fluída, onde a verdadeira cultura de transparência e colaboração seja uma constante.


@mosphersc 2014 by Teresa Torrinha Mendes



Sem comentários: