quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PME's - Não há desculpas para não actuar

A APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) surgiu em 2002, por iniciativa de um grupo de empresários e empresas com o intuito de incentivar a aplicação de boas práticas, ética empresarial e uma postura de responsabilidade social no meio onde inserem as suas atividades.

A Associação é, em Portugal, o Organismo Normalizador Sectorial no que concerne ao desenvolvimento dos aspetos de ética e responsabilidade social das PME's. Tendo vindo a contribuir para a norma ISO26000, que serve de guia voluntária para as Organizações que queiram implementar um sistema de Responsabilidade Social Corporativa.

As PME's por serem empresas, muitas das vezes, com recursos humanos e financeiros limitados, têm mais dificuldade na implementação destas normas.

Foi nesse sentido, portanto que nasceu o Projeto PME Social, financiado pelo COMPETE, que reuniu a APEE, a AIDA (Associação Industrial de Aveiro), a ANEMM (Associação Nacional de Metalurgias e Metalomecânicas), desenvolvendo junto de cerca de 30 empresas espalhadas pelo território continental, um projeto que "teve como objetivos sensibilizar e incentivar as PMEs a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável, adotando e evidenciando medidas e estratégias de atuação mais eficientes e sustentáveis, que contribuíssem para a sustentabilidade da organização e da sociedade."

Deste projeto saiu o Guia de Boas Práticas de Responsabilidade Social que incentiva as outras PME's a seguir o mesmo caminho. Um trajeto que vá no sentido da Sustentabilidade, respeito pelo Ambiente, pelas comunidades onde as empresas estão inseridas e por todos os Stakeholders envolvidos, assumindo assim uma postura ética e responsável. Desta forma estarão reunidas as condições para competir economicamente, quer no mercado português, quer no mercado internacional, numa altura que tanto se fala de exportações, ficarão criadas todas as condições de igualdade com concorrentes estrangeiros.


Fonte: APEE


@mosphersc by Teresa Torrinha Mendes


Sem comentários: