segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Organizações: Ações de sensibilização de HIV




Hoje assinala-se o Dia Mundial da Luta contra a HIV/SIDA. Uma doença que ainda dizima muitas pessoas no mundo inteiro, principalmente, no continente Africano, seguido do Americano, o que tendo em conta a evolução da pesquisa, é um verdadeiro flagelo.

Para inverter esta tendência é determinante dar a conhecer a doença, o seu diagnóstico não é sinónimo de sentença de morte. Apontar para um diagnóstico precoce é o caminho, já que a evolução científica levou a que a HIV possa ser controlada e encarada como uma doença crónica. A desmistificação dos comportamentos de risco, é fundamental para que não haja lugar à descriminação laboral e social.

Mas mais que encarar a doença sem fatalismo, há que ir pelo caminho da prevenção, dando a conhecer as formas de evitar o contágio.



As Organizações multinacionais instaladas nestas regiões mais afetadas têm um papel preponderante para a o caminho da prevenção. Através de um Sistema de Gestão Integrado nas áreas da Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social, devem promover ações de sensibilização perto dos seus colaboradores locais e expatriados.

As Administrações devem aprovar planos de sensibilização contínuos, que podem passar, por exemplo, por palestras, distribuição de comunicação interna, formação de quadros intermédios para a disseminação da informação, entre outras. Com estas ações as Organizações estarão a contribuir, indiretamente, para a Comunidade, já que é expectável que a informação seja veiculada, pelos seus colaboradores, às suas famílias.

As Organizações não podem demitir-se do seu papel social, nunca esquecendo que dependem dos colaboradores para evoluir, sendo estes últimos os criadores da sua solidez económica, responsáveis pelo seu crescimento e desenvolvimento.




Fonte: http://www.who.int/gho/en/



@mosphrsc by Teresa Torrinha Mendes


Sem comentários: