terça-feira, 11 de novembro de 2014

Homens de Negócios e o Triple Bottom Line

Numa época em que cada vez mais se fala na Ética Empresarial, - um movimento que não anda só, uma vez que a ética é uma ação do Homem (passe a ironia!) -, a RTP1 apresentou um filme que aborda esse tema: "The Company Men" - Homens de Negócio, titulo português. Retrata o mundo empresarial no seu lado mais obscuro, os despedimentos, as opções menos ortodoxas, a luta pelo poder e pelo lucro a todo o custo. Mas como filme Americano que se preze, deixa uma mensagem de esperança, mostrando que ainda existem empresários com vontade de criar trabalho para que todos possam ter uma Vida... 


A ética empresarial deve estar presente em todas as atitudes de emprendedor, cada vez mais a sociedade exige das empresas uma postura transparente, responsável. Ideais políticos à parte, as Organizações têm que atuar com transparência e seriedade, tendo como o guia o "Triple Bottom Line" que se baseia em três impactos o económico, o social e o ambiental, conhecidos na versão inglesa como os 3 P's: Profit, People, Planet.

Com esta tripla base de trabalho a competitividade da Organização cresce, os riscos financeiros e legais são controlados, assim como o impacto que esta gera na comunidade e a sua notoriedade positiva tornam-se assim uma realidade. Estes princípios são geradores de uma Organização cuja Responsabilidade Social e Sustentabilidade são o seu core business, podendo ser, simultaneamente, geradora de riqueza e alcançando uma maior justiça social e respeito ambiental mais eficaz e eficiente.

O que à primeira vista parece uma utopia, a cada dia que passa aparecem exemplos dessa determinação, empreendedores de sucesso que apostam numa forma de vida melhor, onde a Ética Empresarial e o respeito pelos seus Colaboradores é a premissa essencial. 


@mosphersc by Teresa Torrinha Mendes

Sem comentários: