segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quem mexeu no meu Queijo?!

Como convence o seu filho a gostar de cogumelos? Ele diz que não gosta, sem nunca mesmo os ter provado. Como pais, tentamos mostrar-lhes novos sabores e explicar que, se nunca provarem, nunca saberão o que estão a perder. Utilizamos argumentos elaborados, sem nos apercebermos estamos a incentivar uma postura positiva na vida, a questionar e aceitar a mudança como um factor natural e evolutivo, certo?

E quando somos Nós a resistir à ideia de mudança? Já alguma vez disse que não gostava de cogumelos, só para não ter de mudar? Só para não sair da tão afamada "zona de conforto"? 

Pois é, sair da nossa zona de conforto pode ser, para alguns, verdadeiramente assustador, um pesadelo em "Helm Street". Mas a mudança traz experiências enriquecedoras, únicas e inesquecíveis.

A sociedade evolui em termos tecnológicos, sociais, económicos, culturais e a nossa Resiliência é posta à prova frequentemente. Como seria o mundo atual se Benjamim Franklin (Electricidade), Alexandre Flemming (Penicilina), Steve Jobs (Apple) e tantos outros, que nos transformaram o dia-a-dia, tivessem medo do desconhecido? Os seus medos formam superados pelo bem maior que estas descobertas trouxeram a todos nós.

Um excelente exemplo do que se teme sem motivo, é o antes chamado Cabo das Tormentas, que após o arrojo dos navegadores aventureiros descobriram que o cabo, afinal, era o Cabo da Boa Esperança.

O medo da mudança paralisa o agir, não nos deixa progredir e viver a Vida como uma experiência positiva. Mas é ela que nos estrutura, nos constrói fazendo de nós seres completos e prontos para enfrentar todos os desafios pessoais e profissionais. 

Hoje deixo um pequeno e singelo filme sobre gestão da mudança, baseado no famoso livro de Spencer Johnson "Quem comeu o meu queijo? - Como lidar com a mudança no seu trabalho e na sua vida". Para muitos pode já não ser uma novidade, mas nunca é demais ver e rever este filme, que serve de suporte a muitas formações de Mudança Comportamental Corporativa e Pessoal






@mosphersc by Teresa Torrinha Mendes






Sem comentários: